O que é o Projeto Olhar do Bem

O Projeto Olhar do Bem foi criado em 2015 pelo proprietário das Óticas Panamby, André Jabur, no Taboão da Serra – SP. Tem como objetivo, oferecer óculos de grau para pessoas em situação de vulnerabilidade nessa região. Atualmente existe uma maior necessidade do uso de óculos devido ao uso excessivo de computadores, tablets e celulares nos estudos, trabalho e lazer.

Como atua o Projeto Olhar do Bem

Contamos com o apoio da população, empresas e prefeituras, para que ajudem a divulgar e arrecadar óculos usados. As lentes antigas desses óculos são retiradas e descartadas em recicladoras. As armações, então, são restauradas, higienizadas e deixadas em plena condição de uso. O beneficiado providencia uma nova receita médica, e com o seu grau atualizado, se dirige ao local indicado na região para se inscrever e aguarda o chamado. Serão confeccionadas novas lentes de grau para esses óculos, seguindo as especificações da receita médica.

A restauração dos óculos é feita pela equipe das Óticas Panamby, parceira do projeto. Os óculos podem ser de qualquer tamanho e em qualquer estado. Mesmo parte de um óculos quebrado pode ser utilizada no projeto. Em média, a cada 4 óculos doados, consegue-se fazer 1 óculos restaurado para ser utilizado. É marcada uma data e os beneficiados têm a oportunidade de escolher o modelo e a cor dos seus óculos dentre os óculos restaurados colocados à disposição. Afinal existe a parte estética que está implícita em um óculos. Dar o direito de escolher, além do respeito, ajuda a incentivar o uso principalmente nas crianças e jovens.

O projeto está se expandindo, e a partir de 2018 vai atender as cidades vizinhas do Taboão da Serra, sede atual do projeto.

Quando acontecem as entregas

A frequência da entrega dos óculos é em média, a cada 40 dias, dependendo do número de inscritos e disponibilidade de armações restauradas.


Porquê o Projeto Olhar do Bem

Quando as pessoas têm erros de refração como miopia, hipermetropia e astigmatismo e não usam os óculos de grau, acabam forçando a visão que geralmente provoca desconfortos e dificuldades em geral. Crianças em idade escolar que precisam usar óculos, mas não têm condições de adquirir um, podem ficar com um défict no aprendizado. Um adulto que está procurando emprego ou mesmo em seu trabalho, pode cometer erros devido à falta do uso de óculos ou, por utilizar lentes desatualizadas. Idosos que trabalham ou exercem atividades recreativas, na sua quase totalidade, necessitam do uso de um óculos para executá-las. É uma questão de respeito à qualidade de vida desses usuários que estão sem condições financeiras, dar a oportunidade de receber um óculos gratuitamente pelo Projeto Olhar do Bem.

Outro objetivo do projeto, é conscientizar as pessoas de que um óculos usado, pode ter uma finalidade melhor do que estar guardado e sem uso. Estimulamos o senso de solidariedade da população providenciando um bom destino para seus óculos.

Onde acontece

A frequência da entrega dos óculos é em média, a cada 45 dias, dependendo do número de inscritos e disponibilidade de armações restauradas.
Os óculos são entregues em local público, com data e local informados no dia da escolha da armação.
O evento de entrega é auditado por pelo menos 01 autoridade pública local.


O que acontece com os beneficiados pelo Projeto Olhar do Bem

Desde 2015, mais de 600 crianças, jovens, adultos e idosos que estavam sem condições de comprar um óculos, foram beneficiados e hoje podem enxergar melhor e exercer suas atividades normalmente. O uso de óculos de grau atualizados, proporciona mais maior qualidade de vida. Todos os materiais não utilizados são levados para a reciclagem, ajudando na conservação do meio ambiente. Em 2018 a perspectiva é de expansão e atingir a meta de 1000 pessoas beneficiadas pelo projeto desde sua criação.


Últimas notícias

NOTÍCIAS RECENTES